sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Hopenhagen: When People Lead, Leaders Folow



De 7 a 18 de Dezembro de 2009 decorrerá em Copenhaga - Dinamarca - o encontro internacional para discutir o futuro das alterações climáticas.

Em Copenhaga o que será fixado é um acordo vinculativo que precisará ainda de ser mais trabalhado para que possa ter efeitos legais o mais cedo possível e entrar em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2013, quando deixa de vigorar Quioto.

A União Europeia aprova o objectivo de evitar que a temperatura do planeta suba acima dos dois graus centígrados, o que, de acordo com os cálculos do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática (IPCC), requer que os países industrializados reduzam em 2020 as suas emissões entre 25 e 40% no que respeita aos níveis do 1990 e entre 80 e 95% em 2050.

Os países da União Europeia garantem uma redução unilateral de 20% que poderá ser elevada para 30% se outros países desenvolvidos se comprometerem a esforços comparáveis.

Na cimeira de Copenhaga, a comunidade internacional terá de alcançar um acordo global ambicioso para travar as alterações climáticas, apesar das dificuldades agravadas pela crise financeira, e prestar provas do compromisso face às questões ambientais.



O movimento "Hopenhagen" é patrocinado pela ONU e vai dar a todas as pessoas a oportunidade de se tornarem participantes activos no diálogo sobre alterações climáticas e de se fazerem ouvir pelos líderes mundiais e delegados presentes na cimeira.

Para tal, está a decorrer uma angariação de assinaturas para a petição em apoio à ONU, que será apresentada aos líderes mundiais durante a "Conferência das Alterações Climáticas da ONU" em Copenhaga, e que reivindica um tratado sobre o clima que seja “ambicioso, justo e efectivo na redução de emissões”.

"Hopenhagen" é um movimento em busca de um futuro melhor para o nosso planeta e uma forma mais sustentável de vida. É a esperança de que possamos criar uma comunidade global que levará os nossos governantes a tomar as decisões certas.


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

E se a Terra Tivesse Anéis

Alguma vez imaginaram como seria o nosso planeta azul com anéis iguais aos de Saturno ? Pois, não precisam de imaginar mais! Aqui fica um vídeo para ficaram com uma ideia.

sábado, 14 de novembro de 2009

Homicídio na Neve

Na 4ª feira foi exibido na RTP 2 um documentário que relata a história de um incidente que chocou o mundo, quando em 2006 uma jovem freira tibetana de 17 anos, Kelsang Namtso, foi morta pela polícia chinesa que abriu fogo sobre um grupo de peregrinos que tentavam atravessar a fronteira do Tibete para o Nepal, nos Himalaias, em busca de uma vida melhor.

Todos os anos milhares de jovens tibetanos arriscam as suas vidas atravessando os Himalaias, desafiando as balas dos guardas da fronteira chinesa e enfrentando grandes altitudes só para conseguirem ir para a escola...

Este homicídio foi testemunhado por muitos montanhistas num campo base próximo, alguns dos quais filmaram e fotografaram estes eventos e inclusive ajudaram alguns sobreviventes, e que depois mostraram a história ao mundo.

O documentário “Tibet: Murder in the Snow” pode ser visto na íntegra aqui.

O site oficial com a história detalhada: www.tibetmurderinthesnow.com/story.html

Aqui fica o trailer do documentário.

Prisões Secretas na China

No mesmo seguimento, foi divulgado na 3ª feira um relatório da organização de defesa dos direitos humanos, Human Rights Watch (HRW), que acusa o governo chinês de gerir uma rede de prisões secretas, apelidadas de “Prisões Negras”, onde mantém um grande número de prisioneiros incomunicáveis e em condições desumanas.

“A existência destas 'prisões negras' no coração de Pequim transforma numa farsa as declarações do governo chinês sobre as melhorias no respeito pelos direitos humanos e pela lei”, disse Sophie Richardson, directora para a Ásia da HRW, que exigiu o encerramento imediato desses lugares.

© 2007 Reuters

No relatório intitulado “An Alleyway in Hell" (“Beco no Inferno”), divulgado em vésperas da visita à China do presidente dos EUA, Barack Obama, a HRW denuncia que, em acções de rotina, as forças de segurança detêm cidadãos nas ruas de Pequim, muitas vezes por razões políticas, que são depois transportados para essas 'prisões negras'.

Estes centros clandestinos são uma forma encontrada para as autoridades chinesas se “verem livres” de pessoas “indesejáveis”.



Notícia aqui.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?


Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”.
Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de 6000 voluntários.

Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado.

O objectivo é juntar o maior número de pessoas por concelho ou por zona geográfica, para que todos juntos possamos, durante um dia das nossas vidas, fazer algo de útil por nós, pelo planeta e pelo futuro dos nossos filhos.
Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia!

Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o site do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.

Aqui fica o vídeo, para quem não conhece, do projecto que foi desenvolvido na Estónia no ano passado.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Marketing Genial


Para mostrar que não há limites há imaginação humana, fica aqui um vídeo de uma campanha publicitaria feita na Alemanha.
P.S: As moscas não sofreram... As etiquetas estão coladas com uma cera que se despega das moscas.