sábado, 21 de fevereiro de 2009

Documentário da BBC "Cork - Forest in a Bottle"

Vai ser transmitido amanhã, dia 22, pelas 11h55, na Sic, o documentário da BBC “Cork- Forest in a Bottle” (“Cortiça- Floresta Engarrafada”), filmado em Portugal, no Alentejo, sobre a importância da cortiça portuguesa na preservação do ecossistema. São mostradas as vastas áreas de montado de sobro, a sul de Portugal, onde uma agricultura de baixo impacto ambiental apoia uma enorme diversidade de vida vegetal e animal.












Com uma duração aproximada de 50 minutos, este especial sobre a cortiça portuguesa salienta também as qualidades do sobreiro, entre elas o facto de ser a única árvore do mundo cuja casca pode ser removida sem esta ser sequer danificada, e ainda as consequências que a população empregada pelo montado, e a vida selvagem circundante, poderão vir a sofrer caso as rolhas de plástico “screw caps” continuem a substituir gradualmente as de cortiça.

A produção deste programa foi realizada pela mesma equipa de algumas das séries de Sir David Attenborough, conhecido como um dos produtores mais experientes em séries ambientais.

Com este documentário, os consumidores de vinho poderão passar a fazer uma opção consciente ao comprar um vinho vedado com uma rolha de cortiça, produto natural e amigo do ambiente.



BBC

0 comentários: