quinta-feira, 4 de junho de 2009

Tiananmen 1989-2009

Passam hoje exactamente 20 anos do tão falado massacre de Tiananmen, em que o regime chinês massacrou milhares de inocentes que pediam mais liberdade e democracia.

Para quem não sabe a história fica aqui um pequeno resumo:

Nos dias 3 e 4 de Junho de 1989, seis semanas de intensos protestos terminaram da pior maneira em Pequim, com o massacre de milhares, na praça de Tiananmen.
Na Primavera desse ano, mais de um milhão de estudantes e trabalhadores ocuparam a famosa praça e iniciaram o maior protesto na história da República Popular da China.
Os acontecimentos que precederam a tentativa de abertura na dura política comunista, por reformadores e jovens activistas, esbarraram no final com a opressão de um governo autocrático, que qualificou esta tentativa de mudança como um golpe de estado.

A cruz vermelha chinesa declarou inicialmente 2600 mortos, mas depois retirou as afirmações.

Os números oficiais do governo chinês são de 241 mortos e 7000 feridos.

Estes números nunca foram confirmados...




Os acontecimentos de 1989 são ainda tema tabu, com Pequim a controlar qualquer menção ao assunto, na imprensa como na internet, e recusando mudar a posição oficial de que os protestos tiveram de ser travados para continuar as reformas do país.


Hoje, dia 4 de Junho, na RTP2, o documentário francês «Tian Anmen - The Forbidden Memory» vai inaugurar um ciclo com oito grandes documentários, com produções recentes e produções clássicas, todas as quintas-feiras, às 23:30.

Não percam.

0 comentários: