sábado, 14 de novembro de 2009

Prisões Secretas na China

No mesmo seguimento, foi divulgado na 3ª feira um relatório da organização de defesa dos direitos humanos, Human Rights Watch (HRW), que acusa o governo chinês de gerir uma rede de prisões secretas, apelidadas de “Prisões Negras”, onde mantém um grande número de prisioneiros incomunicáveis e em condições desumanas.

“A existência destas 'prisões negras' no coração de Pequim transforma numa farsa as declarações do governo chinês sobre as melhorias no respeito pelos direitos humanos e pela lei”, disse Sophie Richardson, directora para a Ásia da HRW, que exigiu o encerramento imediato desses lugares.

© 2007 Reuters

No relatório intitulado “An Alleyway in Hell" (“Beco no Inferno”), divulgado em vésperas da visita à China do presidente dos EUA, Barack Obama, a HRW denuncia que, em acções de rotina, as forças de segurança detêm cidadãos nas ruas de Pequim, muitas vezes por razões políticas, que são depois transportados para essas 'prisões negras'.

Estes centros clandestinos são uma forma encontrada para as autoridades chinesas se “verem livres” de pessoas “indesejáveis”.

video

Notícia aqui.

0 comentários: